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quarta-feira, 28 de maio de 2014

EDUCAÇÃO FISCAL 2014 - ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL OLIVO CASTELLI

                    Atividades desenvolvidas na Escola Municipal de Educação Infantil Olivo Castelli sobre os temas da Educação Fiscal.




TURMA DO MATERNAL 


Vídeo: Que nem gente grande (http://www.youtube.com/watch?v=INBWFbfljtI), após discussão sobre o vídeo assistido com as crianças e como acontece no cotidiano, a  relação cidadania/tributo e a importância da Nota Fiscal. Também encaminhamos para os Pais, o seguinte texto informativo: 

A relação cidadania/tributo e a importância da Nota Fiscal 

              A emissão da Nota Fiscal, documento que deve conter entre outros dados o valor da operação e, quando devida, a indicação do valor do imposto, facilita o trabalho de fiscalização e arrecadação.Mais que garantir a eficiência administrativa da arrecadação do Estado, o ato de exigir a Nota Fiscal tem consequências positivas no campo político-econômico, por ser um ato de exercício de cidadania, de mudança, para melhor, da relação Cidade-estado, no plano dos direitos e deveres

Por que, e para que o tributo é cobrado
 
            O tributo é cobrado porque ele é o custo do contrato social, da vida em sociedade. Infelizmente, muitos parecem pensar e agir como se os benefícios sociais fossem gratuitos; na verdade, os bens e serviços públicos são custeados pelos tributos pagos pelo cidadão. Os tributos revertem para a sociedade em forma dos bens e serviços públicos, tais como: segurança pública, saúde, educação, justiça, sistemas de transportes, etc.

Painel sobre o destino dos tributos:



Turma B II - Manhã

















       Sugestão do nome para o nosso Boneco:

                                   Antonia e seus pais


                                        Manoella e seus pais


 TRABALHANDO A NOTA FISCAL NO BERÇÁRIO III  A

        Aproveitando uma data muito especial que se aproxima,onde as pessoas costumam presentear
 seus familiares com ovos de chocolates e nos comércios o movimento é muito grande nesta época.
        O berçário III A foi fazer uma visita a um destes estabelecimentos para perguntar ao proprietário
se toda mercadoria que é vendida sai com nota fiscal.









       Após falar e mostrar para as crianças sobe a importância da nota fiscal e quais os benefícios que ela traz para os cidadãos, o proprietário mostrou para as crianças algo de muito importante que ele está fazendo em seu estabelecimento. Está recolhendo as pilhas descartadas e dando um verdadeiro destino a elas, e pediu as crianças para transmitirem a seus pais esta mensagem.



Com esta visita as crianças aprenderam duas coisas muito importantes: 
os benefícios  da nota fiscal e o verdadeiro destino das pilhas descartáveis.
                                 
                                   BERÇÁRIO II


A turma do  da tarde desenvolveu atividades sobre a Educação Fiscal tendo como temaa reciclagem. A ideia é utilizar caixas de papelão de diferentes formas como materiais para as crianças possam empilhar,  construir  casas, castelos, carros( usar a imaginação), agrupar, separar...Também em algumas caixas foram colocados objetos para que produzam sons variados ao serem manipuladas, as mesmasforma utilizadas como instrumentos musicais.







                                                            

                              PRÉ NÍVEL A - Manhã

JUSTIFICATIVA

A Educação Fiscal objetiva a conscientização do poder que temos em gerar recursos públicos na medida em que solicitamos a nota fiscal diante de uma compra como também objetiva conscientizar o cidadão do seu direito/dever de participar da aplicação e da fiscalização desses recursos, de se comprometer com a preservação, conservação e economia desses recursos e ou do que por eles for gerado.
Nesse sentido, estas são questões que devem perpassar pela Educação Fiscal desde a mais tenra idade, afinal valores não se constroem da noite para o dia, e hoje nossas crianças são os mais fiéis disseminadores de ideias além de já serem consumidores, cidadãos, futuros empresários, eleitores e governantes.
A geração, a aplicação e a fiscalização são vertentes que constituem a relação fisco e sociedade e que precisam ser vistas de forma entrelaçada, afinal são ações de qualquer cidadão em qualquer lugar que este ocupe na sociedade.
Sendo assim, aproveitando as festividades pascais, a partir da história “Olhe o desperdício, Coelho Felicio!” desenvolveram-se várias atividades interdisciplinares com a Educação Fiscal relacionadas a seguir.

TEMA 1: PRESERVAÇÃO DOS BENS NATURAIS

    História: Olhe o desperdício, Coelho Felício!
# Reflexão sobre economia de água, luz e comida;
# Preservação dos rios;
# Destino correto do lixo, não jogar na rua;
# Desenho livre sobre a história lida;
# Pintura de plaquetas incentivadoras de uma alimentação saudável para fixação no refeitório;
# Pintura de plaquetas lembrando para apagar a luz e não abusar da água para fixação nas tomadas e banheiros;
# Observação, reflexão e classificação do menor para o maior de contas de água, luz e mercado.






 
        

 PRÉ A - Tarde


           A turma do  da Esc. M.de Ed. Infantil Olivo Castelli desenvolveu atividades sobre Educação Fiscal tendo como tema: A Água, recurso natural e esgotável. Foi confeccionado um painel enfatizando a importância de cada gotinha de água e a conscientização.


                                     
                       MATERNAL - Manhã

Reflexão sobre direitos e deveres do cidadão. É com a contribuiçã obrigatória que as pessoas pagam ao estado que o governo realiza obra públicas, sendo assim este dinheiro volta para  atender as necessidades
da população como: bons hospitais, boas escolas, ruas iluminadas bombeiros, policiais,Posto de Saúde ETC.
 Estes serviços são mantidos com o dinheiro do imposto por isso devemos fiscalizar e pedir notas quando vamos as compras. Na educação Fiscal aprendemos ser cidadãos éticos, e, somos éticos quando fiscalizamos e cuidamos dos bens públicos, pois estes são de todos e por isso precisam ser preservados. Outro dever que temos  é cuidar do meio ambiente, pois preservar a natureza é garantir um futuro melhor para nosso planeta e para a humanidade.

Atividades práticas realizadas com as crianças: Observar as notinhas refletindo sobre o consumo consciente




















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