Sejam Bem-vindos ao blog da Educação Fiscal de Getúlio Vargas!

Este espaço é dedicado a toda publicação referente ao Projeto de Educação Fiscal desenvolvido em Getúlio Vargas desde o ano de 2010, através da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a Secretaria da Fazenda de nosso município.

Faça a sua parte! Seja um Cidadão "Legal"!


quarta-feira, 2 de julho de 2014

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONEGO STANISLAU OLEJNIK

Professora: Mairi do Prado da Silva  
Turma: Berçário III B  
 Ano: 2014

              “Sem a rega é impossível o bom desenvolvimento de qualquer planta.”

                 Com a pretensão de estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto indisciplinar e a respeitar o espaço próprio, ao espaço ambiental e ao espaço coletivo.
                 A turma do berçário III B, dos turnos da tarde e manhã, da Escola Municipal de Educação Infantil Cônego Stanislau Olejnik, desenvolveu um trabalho em sala de aula: do cuidado – regar – tirar matinhos e espantar formigas do canteiro “Cantinho das flores” Cantinho este que foi organizado, preparado pelos pais de alguns alunos da escola.
                Através destas ações, pode ser trabalhada a construção de valores e atitudes voltadas para a sustentabilidade ambiental e consequentemente para a melhoria na qualidade de vida. Sendo essencial nos primeiros anos escolares uma vez que as crianças já crescerão com a devida consciência e deste modo, as novas gerações não depredarão os recursos naturais existentes.






                    Da mesma forma foi feito o reaproveitamento do lixo reciclável, nas brincadeiras em sala  de aula ( mercadinho)  e também como brinquedo disponível para as demais brincadeiras que surgirem no decorrer do trabalho, isso facilitará para as crianças uma melhor compreensão do mundo.


Professora: Mariza Fátima Dassi
Turma: Pré A
Objetivo: Dialogar e discutir sobre a função socioeconômica dos tributos.

Desenvolvimento da aula:

                       A professora trabalhou com a historinha “O Dinheiro que caiu do céu”, enfatizando o surgimento das trocas (comércio antigo) e o aparecimento do dinheiro como facilitador de pagamentos. Debatemos sobre o dinheiro como fruto de nosso trabalho, sendo que ele não cai do céu não. Só tem dinheiro quem tem um bom gerenciamento financeiro, sendo que desde pequenos devemos aprender a poupar e a comprar o mais urgente e necessário.
                      Os educandos demonstraram através de desenhos com tinta guache a historinha contada e formaram um grande painel com suas atividades. 




Professora: Marilice Webber Fracaro, Veronice Sandra Orso Rossa e Venildes Biesseki

                           As professoras contaram a história “Mundinho Feliz”. Após, refletiram com as crianças, colocando que o mundinho vivia muito feliz até o homem não chegar e começar a cortar suas árvores, construir casas e jogar lixo. Com tal história, as professoras objetivaram conscientizar os educandos da importância de preservarmos o meio-ambiente.





Professora: Mariza Fátima Dassi
Turma: Pré B

Desenvolvimento da aula

                         Após a contação da história “Os três cofrinhos”, os alunos do Pré B, refletiram e dialogaram com a professora Mariza e entre si, sobre como ajudam a família a manter o equilíbrio financeiro e como seus pais os orientam na economia das despesas da casa.
                        Foram confeccionados três cofrinhos: DOAR, GASTAR, POUPAR. Os educandos recortaram de livros de recorte, notas e cédulas e foram divididos em três grupos a fim de depositarem seu dinheiro em um dos cofrinhos.
                       Também foi feito um painel com recortes dos alunos, onde demonstraram, através de figuras, o que é indispensável na vida das pessoas e necessitamos ter dinheiro para adquiri-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário