Sejam Bem-vindos ao blog da Educação Fiscal de Getúlio Vargas!

Este espaço é dedicado a toda publicação referente ao Projeto de Educação Fiscal desenvolvido em Getúlio Vargas desde o ano de 2010, através da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a Secretaria da Fazenda de nosso município.

Faça a sua parte! Seja um Cidadão "Legal"!


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO STANISLAU OLEJNIK


DIA DO RESTAURANTE


             No dia 04 de dezembro de 2015 foi realizado o dia do restaurante, culminando as atividades do Projeto de Educação Fiscal. Foi oferecido um buffet, com pratos variados e saladas. Cada aluno recebeu a comanda e pesou sua refeição. Após voltaram para a sala de aula e foi explorado diversos assuntos: Alimentação saudável, desperdício, peso, valores, etc.














ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 15 DE NOVEMBRO

EDUCAÇÃO FISCAL
PROFESSORA HELENA POKOJESKI
ALUNOS DO EAP
NOVEMBRO DE 2016

 








terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONIO ZAMBRZYCKI

EDUCAÇÃO FISCAL 
APRENDENDO E BRINCANDO DE MERCADINHO
             3º ANO A


 A brincadeira do mercadinho é interdisciplinar, ou seja, transita em várias disciplinas através das áreas do conhecimento.

Esta atividade é carregada de significados para a aprendizagem dos alunos, nela podemos trabalhar o sistema monetário, trabalhamos também a subtração e adição, os alunos constroem a lista de compras, planejam o orçamento de suas compras e aprendem a fazer o troco com o dinheirinho.
Os objetivos que norteiam esta atividade visam em conhecer o dinheiro, valorizar as compras com consciência crítica do consumo, desenvolver o raciocínio lógico-matemático, resolver cálculos e resoluções de problemas concretos com as operações matemáticas, incentivar a leitura e a produção textual, através do nome dos rótulos das embalagens, leitura e escrita de numerais, desenvolver noções de peso e quantidade e interagir com familiares reconhecendo quais produtos são de preferência no consumo de sua família.

O material utilizado foi dinheiro de mentirinha, embalagens vazias de produtos (trazidas pelos alunos) ,listagem dos produtos, etiquetas com preço das mercadorias expostas, e no final de cada compra , o cliente ganhava brindes:”pirulitos”.Foi enfatizado também a importância de o cliente ser bem recebido no mercadinho.
As embalagens trazidas pelos alunos foram organizadas separadamente: Alimentos, Doces e Bolachas, Material de Higiene e Material de Limpeza.
Foi explicado para a turma sobre os cuidados com o meio ambiente tão divulgados pela imprensa, observando a necessidade de cada cliente levar a sua própria sacola ao supermercado para colocar suas compras, evitando assim, o uso de sacolas plásticas que são prejudiciais a natureza.
As atividades motivaram os alunos e foram gratificante!

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTONIO ZAMBRZYCKI



















ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO HERRERIAS















BOM DIA!


             " Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

              Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."