Sejam Bem-vindos ao blog da Educação Fiscal de Getúlio Vargas!

Este espaço é dedicado a toda publicação referente ao Projeto de Educação Fiscal desenvolvido em Getúlio Vargas desde o ano de 2010, através da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a Secretaria da Fazenda de nosso município.

Faça a sua parte! Seja um Cidadão "Legal"!


sexta-feira, 15 de abril de 2016

CONCEITUANDO EDUCAÇÃO FISCAL

                     A Educação é a construção de conhecimentos sempre renováveis ( através da elaboração de conceitos ),aquisição de capacidades necessárias ao nosso desenvolvimento dentro das nossas capacidades, e ao repensar constante das nossas atitudes, nossa postura diante da vida. Fiscal é aquele que fiscaliza, que vigia. Temos o Fiscal de Tributos, temos o fiscal do meio ambiente, temos o fiscal sanitário, e tantos outros fiscais. Então o que seria Educação Fiscal?
                    Adquirir novos conhecimentos, adquirir novas capacidades, repensar atitudes. Mas o que o fiscal tem a ver com isso? A Educação Fiscal é para fiscalizar quem? Primeiramente é cada um fiscalizar a si mesmo, cumprindo a sua parte e exigindo que as instituições cumpram com a parte delas. Vai desde o doméstico, até os poderes executivo, legislativo e judiciário. Tudo por uma melhor qualidade de vida. Viver com conforto, com uma boa saúde, uma boa alimentação, uma boa água, um ar limpo para respirar. 
               E de quem depende tudo isso? Depende de cada um de nós, fazendo a nossa parte e exigindo que os outros também o façam! Se todos participarem todos ganham uma melhor qualidade de vida! Cuidando do lixo, cuidando dos rios, economizando água, energia elétrica, não poluindo, participando dos orçamentos públicos, fiscalizando as contas do governo, e exigindo boa aplicação das verbas públicas. Teremos uma melhor qualidade de vida, com redes de esgoto, iluminação pública, asfalto e calçamentos conservados, jardins, praças, parques, escolas, hospitais. Tudo isso é possível diminuindo  a sonegação de impostos e o desvio de verbas públicas. 
                  É exigindo a Nota Fiscal toda a vez que fizermos uma compra ou contratarmos um serviço. É acompanhando a aplicação das verbas públicas, é exigindo nossos direitos de consumidor, exercendo nossa cidadania.
                 Conhecer nossos direitos e deveres para poder exerce-los em plenitude, visando uma melhor qualidade de vida para toda a população.

Josué Geraldo Botura do Carmo
Educação & Literatura
Maio/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário